On the 10th April Capt. Fahrettin Aksu (54) fell into the sea during disembarkation from reefer ship “Sun Genius”, after completing his duty.
Pilot boat recovered his body from the sea soon afterwards, but he was dead.
Capt. Aksu was onboard the vessel for pilotage through the Strait of Istanbul.
The reason for the accident is yet unknown.
It was 03:20 local time and freeboard of the ship was 5 meters. Capt. Aksu was climbing down the ladder and after a few steps, he suddenly fell.
2 comentários:
Triste sina do desventurado Capt. Fahrettin Aksu, piloto do estreito.
Aqui no porto de Leixões também dois pilotos faleceram em serviço, não falando noutros que pereceram em naufrágios na barra do Douro, foram eles o João Meireles e o Cândido. O primeiro, década de 50, após ter dado entrada a um navio de porte razoável ainda teve tempo de chegar à corporação e entrar no seu carro, ficando fulminado por ataque cardíaco. O segundo, década de 80, também sofreu ataque cardíaco na ponte de comando, imediatamente após ter subido a bordo dum graneleiro e quando ia iniciar a manobra de entrada. O meu pai, piloto da barra (1926/57) sofreu três acidentes nas escadas de quebra-costas, se bem que os outros dois fossem de bastante perigosidade, um terceiro foi complicado. Na década de 30, a fim de evitar seguir para Liverpool no paquete inglês HILARY, entre molhes de Leixões, com o mar a entrar pelo porto dentro, agarrado à escada e vendo aproximar-se uma volta de mar mais elevada e para não ser apanhado entre a lancha e o costado do navio, teve que saltar apressadamente, caindo desamparado na caixa do motor da lancha P3 de boca aberta, ficando inanimado, só quando atracaram ao cais, é que reanimou, mas teve bastante tempo ausente do serviço. Reformou-se com 58 anos, portanto antes do tempo, porque já estava com dificuldade de subir a bordo, principalmente em situações de mar e durou pouco tempo mais, porque como quase todos os seus colegas, sofriam de doença cardíacas, pelo cansaço e pelos muitos sustos que a barra do Douro e a bacia de Leixões, lhes pregavam em ocasiões de mar, cheias e mau tempo. Estes episódios irão ser postados, brevemente no meu novo blogue O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES.
Parabéns pelo seu excelente Blogue, que tenho visitado frequentemente.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro (Blogue Navios à Vista).
Obrigado pelo seu comentário.
Sou também um assíduo visitante do seu excelente blog.
Postar um comentário