Tive o prazer de pilotar a mais antiga unidade da Marinha Francesa no activo, o navio Cruzador Porta-Helicópteros "JEANNE D'ARC" naquela que será a sua última visita ao Porto de Lisboa.
O Piloto presta assistência técnica aos comandantes das embarcações nos movimentos de navegação e manobras na águas sob soberania e jurisdição nacionais, de modo a proporcionar que os mesmos se processem em condições de segurança.
A forma como é prestada a assitência pode variar muito de acordo com várias condicionantes. No entanto é possivel generalizar a actuação do Piloto nos dois casos mais frequentes:
No primeiro caso, tratando-se de embarcações de dimensões muito reduzidas ou equipadas com sistemas auxiliares de manobra muito evoluidos e nas quais o Comandante se sente muito confortável o Piloto presta as informações necessárias ao Comandante para este conduzir a manobra em segurança.
No segundo caso em que se trata de navios de grandes dimensões onde é necessário a utilização de rebocadores ou onde a pilotagem é efectuada desde ou até Cascais, o Comandante normalmente delega no Piloto a condução da manobra sendo certo que poderá re-assumir a condução da mesma em qualquer momento visto a presença do Piloto não o isentar da sua responsabilidade enquanto Comandante da embarcação.
A título de curiosidade posso adiantar que a manobra de atracção deste navio foi inteiramente conduzida por mim, visto ter utilizado dois rebocadores e o Comandante não conhecer o local onde se desenrolou a manobra. Nestes casos é dever do Piloto manter o Comandante devidamente informado das acções que estão a ser tomadas de forma a que este se sinta o mais confortável possivel.
As fotografias aqui editadas são da autoria do Autor do blog, salvo indicação contrária. Nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o seu prévio consentimento.
All photos in this blog are copyright owned by Author except those listed otherwise. Photos can not be used by third parties without previous consent from the Author / copyright owner.
4 comentários:
Fantástico mesmo! um navio espectacular apesar de eu não gostar de navios militares, gostei bastante de ver este e fotografá-lo também!
Qual é a tarefa do piloto da barra a bordo? è o piloto que na pratica faz a manobra ou e o comandante do navio? abraço
ou o piloto so faz comunicacao com terra e com o comandante?
não toca em nada "na fisica" pois nao?
O Piloto presta assistência técnica aos comandantes das embarcações nos movimentos de navegação e manobras na águas sob soberania e jurisdição nacionais, de modo a proporcionar que os mesmos se processem em condições de segurança.
A forma como é prestada a assitência pode variar muito de acordo com várias condicionantes. No entanto é possivel generalizar a actuação do Piloto nos dois casos mais frequentes:
No primeiro caso, tratando-se de embarcações de dimensões muito reduzidas ou equipadas com sistemas auxiliares de manobra muito evoluidos e nas quais o Comandante se sente muito confortável o Piloto presta as informações necessárias ao Comandante para este conduzir a manobra em segurança.
No segundo caso em que se trata de navios de grandes dimensões onde é necessário a utilização de rebocadores ou onde a pilotagem é efectuada desde ou até Cascais, o Comandante normalmente delega no Piloto a condução da manobra sendo certo que poderá re-assumir a condução da mesma em qualquer momento visto a presença do Piloto não o isentar da sua responsabilidade enquanto Comandante da embarcação.
A título de curiosidade posso adiantar que a manobra de atracção deste navio foi inteiramente conduzida por mim, visto ter utilizado dois rebocadores e o Comandante não conhecer o local onde se desenrolou a manobra. Nestes casos é dever do Piloto manter o Comandante devidamente informado das acções que estão a ser tomadas de forma a que este se sinta o mais confortável possivel.
Postar um comentário