sábado, 20 de setembro de 2008

QM2

Mais uma vez, tive a oportunidade de pilotar o navio-almirante (flagship) da Cunard, o RMS QM2 que se encontrava atracado no Terminal de Passageiros de Alcântara na sua última visita de 2008 ao Porto de Lisboa.

O maior transatlântico (cruise liner) do mundo era comandado pelo Comodoro (Senior Captain of the Fleet) Bernard Warner que aqui se encontra fotografado juntamente com o Autor.









Até 2009 !

10 comentários:

Pedro Baptista disse...

Nuno,

Fotos fantásticas. Ontem vi o QM2 e o REGATTA de saída de Lisboa, mas não os pude fotografar. Espero que não cumpra a sua palavra e que nos vá mostrando mais fotos da nossa Lisboa marítima.
Abraço!
PB

ncm disse...

O "Até 2009 !" é dirigido ao QM2 que não voltará a Lisboa este ano.

Continuarei a trabalhar no Blog sempe que possível... ainda este ano...

CELTA MORGANA disse...

Boas fotos

ncm disse...

Obrigado pelo comentário.

Pedro Baptista disse...

Ah bom! Entendi mal a mensagem e assim fico mais aliviado. :)

Que venham elas então.

José Decq Mota disse...

Obrigado por nos oferecer tão belas fotos. Por favor não deixe de as fazer e publicar no blogue.
Com muita consideração
José Decq Mota

Ralf disse...

Prezado NCM,
como se pilota este navio ?
Um commando ao cada lado ?
O Commandore não tem um grande trono do melhor couro do mundo ?
obrigado pelas fotografias unicas !
(sempre boa sorte, no caso dos casos....)
Ralf

ncm disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

O QM2, à semelhança de outros modernos navios de cruzeiro possui vários equipamentos que auxiliam a realização das manobras, nomeadamente propulsores de proa e de popa, hélices azimutais, etc...

No entanto as grandes dimensões destes navios aliadas a situações de tempo menos favoráveis ou correntes fortes devem constantemente ser levadas em consideração de maneira a não deixar a manobras nas "mãos" destes modernos equipamentos que também possuem as suas limitações.

Sintetizando, quero dizer que a manobra destes navios encontra-se grandemente facilitada embora seja boa práctica manter a opção de os manobrar da forma tradicional em caso de emergência.

barconauta disse...

Só tenho pena este meninonao sair pelo pilar norte e margem norte...Sai sempre pelo lado sul. Grandes,mas mesmo grandes estas fotos obtidas.Gosto das que tem a esteira da lancha e o navio atrás. Fica um excelente enquadramento.

ncm disse...

Também pode saír pelo Norte, navios de maiores dimensões já o fizeram em segurança. Tenha paciência...