domingo, 18 de maio de 2008

MV "IRAN RAJAI"










8 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!

Uma pequena questão: o terminal da TAGOL não é de cereais alimentares? De facto, já havia visto lá navios tanque, mas nunca soube o porquê de lá aportarem.

Abraço e boa semana!
PB

ncm disse...

Boa tarde,

O Terminal da Tagol (Postos 1 e 2) destina-se a granéis alimentares sólidos e líquidos.

Assim, os navios que lá atracam são Graneleiros (sólidos) e Navios-Tanque (líquidos).

Nem todos os navios-tanque se destinam ao transporte de derivados de petróleo, alguns transportam óleos alimentares, outros vinho, outros até água...

Cumprimentos,

Anônimo disse...

Bem-haja pelo esclarecimento.

Abraço,
PB

Luis Daniel Vale disse...

Esses encanamentos no convés são algo abichanados...

ncm disse...

Realmente, carregar um navio-tanque com óleos vegetais não é coisa de macho...

Nota1: Estes comentários ligeiramente homofóbicos não visam ofender a liberdade de escolha sexual de cada um.

Nota2: Também não visam ofender a dignidade da República Islamica do Irão, País com o qual, pelos vistos, Portugal mantém excelentes relações comerciais apesar da nossa posição "vanguardista" no que diz respeito à defesa dos direitos humanos...(como no Irão não existem homosexuais, podia alguém ficar aborrecido!...)

Anônimo disse...

Sr. Nuno, antes demais dou os meus parabéns pelo seu blog. Gostaría de lhe dar uma opinião. As fotos ficam melhor com legendas, ou seja, transmitir mais detalhes sobre o navio, a viagem precedente e a de destino, o tipo de carga e já agora dar alguma saliência ao pessoal das lanchas de pilotagem (afinal são eles que os metem e retiram dos navios, por vezes em condições muito adversas).
Espero que não leve a mal este meu comentário, mas é apenas uma critica construtiva.
Por motivos que são alheios ao seu blog eu prefiro manter-me no anonimato (espero que compreenda). Muito obrigado e "Força Toda Avante".

Luis Daniel Vale disse...

Com esses disclaimers politicamente correctos deves estar à espera que o tio Mahmud te ofereça uma viagem a Kharg... ;-)

ncm disse...

Caro Anónimo,

Obrigado pelo comentário.

Este Blog encontra-se aberto a todos e não exijo identificação a ninguém!

Quando introduzo um novo item gosto de o comentar, mas por vezes, o tempo não me permite fazê-lo de imediato pelo que deixo os comentários para um pouco mais tarde...

Relativamente às tripulações das lanchas de pilotagem, devo-lhes a minha integridade física diáriamente pelo que nutro um sentimento de respeito e gratidão pelo trabalho que de forma responsável desempenham. Em tempos não muito distantes os próprios Pilotos eram originários dessas mesmas tripulações, começavam como Servos, depois Arrais, depois Pilotos e alguns chegaram a desempenhar funções de Piloto-Mor!

Brevemente dedicarei alguns posts a este interessante tema.

Cumprimentos.