sábado, 9 de fevereiro de 2008

HMS "TIRELESS"










Hoje pilotei novamente um submarino britânico da classe "Trafalgar" o HMS "TIRELESS" (GT=4.740 / LOA=90 / D=9,8). Embarquei pelas 0800 a Sul da Bóia n.º2 e após passar a bóia n.º5 procedeu-se à recolha da antena que este submarino reboca cujo comprimento atinge algumas centenas de metros - esta manobra foi executada a Sul de Paço de Arcos pelo rebocador "SVITZER LEIXÕES" e um semi-rígido da marinha britânica desfrutando de excelentes condições de tempo. Após a libertação da antena o submarino dirigiu-se para o cais do Portinho da Costa onde atracou pelas 1100 apenas com o rebocador "CARAMUJO" com um cabo passado à proa. A decisão de atracar apenas com o auxílio de um rebocador foi tomada devido ao facto de o rebocador "SVITZER LEIXÕES" ter ficado retido na operação de recuperação da antena e do rebocador "SVITZER LISBOA" (entretanto chamado) não chegar em tempo útil visto o baixa-mar ser às 1029 - hora a que o submarino já se encontrava junto ao cais. A manobra decorreu bastante bem sem necessidade de utilizar o rebocador a não ser para um pequeno puxão para BB já na fase final quando já existiam cabos passados ao cais, o factor de sucesso foi a corrente de vazante de cerca de 1 nó que ainda se fazia sentir...

Continuo a entender que este tipo de submarinos manobra de maneira semelhante a navios de igual dimensão (embora poucos navios de 90 m apresentem calados de 9,8m) com o benefício de serem menos susceptíveis à acção do vento. Para manobras efectuadas contra a corrente não considero o facto de o hélice se encontrar a ré do leme ser muito importante.

Aqui http://www.royal-navy.mod.uk/server/show/nav.6183 existem excelentes fotos desta unidade naval no Pólo Norte onde esteve recentemente.

Nenhum comentário: