Tive hoje o prazer de pilotar de saída o submarino de propulsão nuclear da marinha britânica HMS "TALENT" (GT=4.740 / LOA= 90 / D=9,8) http://www.royal-navy.mod.uk/server/show/nav.00h001003002001006.
Os submarinos comportam-se como navios de igual dimensão não sendo por isso mais exigentes em termos de manobra. Os maiores cuidados a ter relacionam-se com o facto de o rebocador que estabelece à popa por BB ou EB ter de se manter nesse bordo durante toda a manobra pois o leme do submarino ocupa uma posição mais elevada que o cabeço onde está encapelado o cabo de reboque. Outro cuidado a ter prende-se com o facto de o costado ser redondo - importante para a manobra de atracação e para o embarque e desembarque do Piloto.
O HMS "TALENT" encontrava-se atracado por EB no cais militar do Portinho da Costa. Com a ajuda dos rebocadores LISBOA e MONTEBELO o submarino abriu do cais e rodou por BB em direcção ao enfiamento de saída.
Quando o submarino já se encontrava no rumo 227º e nas imediações da linha de entre-torres pedi para reduzir a velocidade para cerca de três nós e preparei-me para desembarcar.
Com perícia o Mestre da lancha TORRE DE BELÉM aproximou-se por Sotavento e com o Marinheiro no bico da proa pronto para me segurar foi apenas necessário dar um pequeno pulo para cima do convés da Lancha de Pilotos - Parece fácil quando é feito com cuidado...